segunda-feira, 24 de maio de 2010

Povos indigenas do Brasil :Culturas, sociedade e território




•Cultura: Há grande diversidade cultural entre os povos indígenas no Brasil, mas há também características comuns:
A
habitação coletiva, com as casas dispostas em relação a um espaço cerimonial que pode ser no centro ou não;
A vida cerimonial é a base da cultura de cada grupo, com as festas que reúnem pessoas de outras aldeias, os
ritos de passagem dos adolescentes de ambos os sexos, os rituais de cura e outros;
A arte faz parte da vida diária, e é encontrada nos potes, nas redes e esteiras, nos bancos para homens e mulheres, e na pintura corporal, sempre presente nos homens;
A educação das crianças se faz por todos os habitantes da aldeia, desde cedo aprendem a realizar as tarefas necessárias à sobrevivência, tornando-se independentes.


•Sociedade na época da chegada dos Portuguêses :O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo,
porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum


•Território Indigena : O território Indígena era a denominação geral dada pelos norte-americanos às terras que foram destinadas por lei federal aos nativos americanos (índios) a partir dos anos de 1830. As fronteiras foram definidas por lei de 1834 ("Indian Intercourse Act").
O nome não significava um território oficialmente organizado, ao contrário das terras dos colonos brancos que eram territórios oficialmente reconhecidos.
As delimitações de terras aos nativos já tinha sido objeto da Proclamação Real de 1763, quando a Coroa britânica indicou para colonização as terras à leste dos Montes Apalaches. O que seria o território dos nativos foi reduzido ainda durante a administração britânica e depois da Revolução Americana, até que apenas as terras a Oeste do Rio Mississippi ficaram para os nativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário